Segunda, 21 de Abril, 2014
19/04/2014 por @ Márcio Metzker

As demagogias da PEC Popular

Adquiri minhas próprias convicções como jornalista observador da cena política nos últimos 40 anos, e uma delas bate de frente com o artigo que pretende proibir a recondução. Acredito piamente que o mandato parlamentar seja uma honra, um privilégio e uma responsabilidade, e que, portanto, não deveria ser remunerado.

Leia mais

15/04/2014 por Vítor Ramalho

Baralhar e dar de novo

Recentes estudos de opinião dizem-nos que os europeus estão zangados com os partidos políticos e com a própria democracia. Os portugueses são os que têm opiniões mais críticas, inclusive na honestidade dos políticos.

Leia mais

13/04/2014 por Alfredo Prado

Turbulências brasileiras

No meio de toda esta agitação política, o governo aparenta total confiança no jeitinho brasileiro e, sobretudo, na capacidade em movimentar, em ano eleitoral, a flexível máquina estatal.

Leia mais

07/04/2014 por Baptista Bastos

Onde se fala, sobretudo, de medíocres e galarós

Nada é eterno e o processo histórico não consente paragens. Os hiatos que parecem constituir imobilizações, na realidade não o são: são interregnos, muito curtos em relação à natureza da História.

Leia mais

02/04/2014 por Heli Gonçalves Moreira

Copa do Mundo: questões trabalhistas inéditas mudam o cenário corporativo em 2014

É imprescindível que as empresas criem ou adaptem um ‘Plano de Contingências’ a esses possíveis fatores, para ser acionado, se necessário, mas que inclua aspectos operacionais, logísticos, disciplinares, de atendimento a clientes, de segurança no trabalho, etc.

Leia mais

31/03/2014 por Vítor Ramalho

Um empobrecimento imparável

As causas da crise têm raiz na engenharia financeira que um sistema bancário desregulado construiu, com efeitos sistémicos devastadores. (...) É tempo de se iniciar a construção de alternativas consistentes a este perigoso caminho.

Leia mais

30/03/2014 por Helder Castro

529

Quinhentos e vinte e nove. O número é exato, rigoroso, preciso. Poderia ser o endereço de um prédio numa qualquer avenida, o código de um voo, as vítimas de mais uma tragédia, de uma derrocada, de uma enchente. Poderia ser tudo isto, mas não é.

Leia mais