Terça, 26 de Julho, 2016
24/07/2016 por Carlos Fino

Era uma vez na América

Uma coisa para já é certa – quer o Brexit, na Europa, quer o percurso de Trump, na América, estão aí para provar que as coisas não podem simplesmente continuar como estão.

Leia mais

19/07/2016 por Alfredo Prado

CPLP em busca de novos caminhos

Numa mensagem lida em cerimônia dedicada ao aniversário da organização lusófona, o presidente em exercício do Brasil Michel Temer reafirmou "a determinação brasileira de seguir concorrendo para o futuro de uma cooperação que se quer crescentemente afinada". É pouco mas pode ser muito. Depois de agosto logo se verá.

Leia mais

17/07/2016 por Carlos Fino

Turquia – o golpe de Erdogan

Iniciada na passada sexta-feira, dia 15, e terminada em fracasso menos de 24 horas depois, a nova irrupção dos militares na cena política turca foi tão patética que deixou perplexo o mundo inteiro e levantou até suspeitas de que a aparente tentativa de golpe poderia afinal ter sido montada pelo próprio presidente do país.

Leia mais

12/07/2016 por Carlos Fino

A Europa das punições contra os fracos não tem futuro

A França, quando descumpre, não é punida. A Alemanha, idem. Mas Grécia, Portugal, Espanha... podem ser castigados. Ainda por cima por um órgão - o Ecofin - que nem sequer tem existência legal consagrada nos Tratados e cujas figuras não eleitas se tornaram odiosas desde a chantagem exercida sobre Atenas.

Leia mais

08/07/2016 por Vítor Ramalho

União Europeia - Uma visão mais ousada e abrangente depois do Brexit

O corte abrupto de gerações a que se assiste nesta envelhecida U.E., que não cuida da coesão intergeracional, e a fraca sageza na procura de políticas que equilibrem a defesa da soberania dos países com a integração na U.E., não são práticas recomendáveis. Até porque o desemprego muito elevado complementa o quadro de desânimo crescente.

Leia mais

06/07/2016 por Jorge Horta

É festa, pois!

É certo que o segundo classificado é o primeiro dos últimos. Mas agora nada tira a uma grande maioria de portugueses a euforia da presença na final de Paris. Não é um triste fado, é um corridinho de peito cheio. Pelo menos até domingo.

Leia mais

04/07/2016 por Helder Castro

O Rio dos Jogos

O Rio de Janeiro é o palco, este ano, das grandes celebrações olímpicas. Talvez seja prudente pedir aos deuses, de ontem ou de hoje, que tudo corra bem. Em paz, sem tiroteios, sem violência, sem mortes. Pelo menos isso. Oxalá!

Leia mais