Domingo, 26 de Outubro, 2014
22/10/2014 por Carlos Luís Figueira

Da Outra Margem

Estamos perante um governo que, como aqui por diversas momentos tenho assinalado, se apresentou e procurou gerir o País com base numa clara matriz ultra-liberal.

Leia mais

20/10/2014 por Carlos Fino

Filme confronta Indonésia com passado sangrento e a nós com a banalidade do mal

Perante realidade tão estranha, há um momento em que somos tentados a atribuir ao outro – no caso, o asiático – a origem do problema. Mas é o próprio Joshua Oppenheimer quem nos alerta, em entrevista, que o horror foi estimulado e apoiado pelo ocidente. Todos somos, portanto, responsáveis.

Leia mais

14/10/2014 por Roberto Carlos Mayer

Exportação ainda é um desafio para as empresas brasileiras de TI

Os números são preocupantes: 83% das empresas brasileiras de TI não realizam qualquer tipo de exportação e dentre as que vendem para o mercado externo, apenas 2% alcançaram 30% ou mais da receita com esse tipo de negociação.

Leia mais

13/10/2014 por Carlos Fino

O paradoxo curdo da guerra contra o Isis

De um lado, os radicais islâmicos do ISIS, na tentativa de alargar e consolidar território, do outro, as forças do PYD – o partido revolucionário curdo, que desde 2011, aproveitando o enfraquecimento do regime sírio, lidera a região autónoma de Rojava.

Leia mais

10/10/2014 por Carlos Luís Figueira

Da Outra margem

O que é certo é que as trapalhadas que envolveram a Tecnoforma e a ONG-Centro Português para a Cooperação, sobre dinheiros pagos ao Primeiro Ministro em cheque ou em formato de pagamento por conta, ficaram em muito por esclarecer como as razões que conduziram à falha de memória de outros que já não recordavam se tinham pertencido aos órgãos da administração da empresa ou da ONG.

Leia mais

07/10/2014 por Vítor Ramalho

Vem aí um novo ciclo

O Partido Socialista levou a efeito eleições primárias para a escolha do candidato a Primeiro-Ministro. Independentemente do juízo do processo, foi impressionante o número de simpatizantes que se inscreveu e foi votar.A afluência às urnas traduz um forte desejo de mudança no PS mas também na criação de uma alternativa ao governo do país. Isso foi muito claro.

Leia mais

06/10/2014 por Carlos Fino

Hong Kong: juventude desafia o dragão

Na realidade, o princípio de "um país, dois sistemas" alimenta há muito uma contradição crucial – a de permitir a liberdade na economia e proibi-la na política – que um dia poderá explodir.

Leia mais