Quarta, 22 de Fevereiro, 2017
20/02/2017 por Carlos Fino

Em defesa da Palestina

O Estado de Israel precisa, certamente, de ser devidamente reconhecido e ter garantias firmes de segurança - por forma a que a sua população não esteja à mercê de ataques terroristas; mas não se vê que o possa conseguir prolongando ad eternum uma situação de opressão.

Leia mais

15/02/2017 por Pedro Garcia Rosado

Comer, beber e fazer uma experiência

Tomemos um lugar-comum: a acompanhar a refeição, os vinhos tintos são para a carne e os vinhos brancos são para o peixe. (...) Vamos ser mais específicos: e que vinhos? Não são todos iguais, vêm de regiões diferentes e têm castas também diferentes. O público, em geral, pode não querer fazer a distinção mas eu recomendo-a. Pode ser uma experiência sublime.

Leia mais

12/02/2017 por Carlos Fino

Trump puxa o tapete a Guterres

Quinta-feira Guterres indicou, na sexta Trump vetou. E como na ONU manda quem pode, ao contrário do que pretendia o secretário-geral, o ex-primeiro ministro da Autoridade Palestina (2007/2013) Salam Fayyad não será o enviado especial das Nações Unidas para a Líbia.

Leia mais

08/02/2017 por Pedro Garcia Rosado

A Bairrada e a Baga

A região da Bairrada é uma da regiões vinícolas mais peculiares de Portugal e o seu vinho, sobretudo o tinto de recorte clássico, é também peculiar. O "terroir" da Bairrada é específico: solos muito argilosos, que têm como fronteiras o mar, dois rios e serras.

Leia mais

06/02/2017 por Carlos Fino

Uma montanha russa chamada Donald Trump

As primeiras duas semanas de Donald Trump na presidência dos EUA não podiam ter sido mais agitadas e surpreendentes. Em apenas quinze dias, Trump não só agitou fortemente o mundo económico, político e social interno, como ameaçou pôr em causa os próprios fundamentos da ordem mundial vigente.

Leia mais

03/02/2017 por Helder Castro

Será mais fácil ser português?

O governo português parece, finalmente, estar disponível para facilitar a vida de quantos querem adotar a nacionalidade portuguesa, seja porque nasceram em Portugal, embora filhos de pais estrangeiros, seja porque, embora nascidos fora da "terrinha", têm ascendência lusa.

Leia mais

31/01/2017 por Pedro Garcia Rosado

Qual é o melhor vinho para "representar" Portugal?

E é fora deles que a "representação" nacional se pode encontrar. Nos vinhos de quinta (de produções mais pequenas) do Dão, claro, mas também do Douro. Talvez sejam, finalmente, estes vinhos os que melhor podem "representar" Portugal. Mas, de qualquer modo, tente ser o leitor a tirar as suas conclusões...

Leia mais