Sábado, 18 de Abril, 2015
17/04/2015 por Helder Castro

O que faz falta?

A acomodação, a tendência para submissão às ditaduras e autoritarismos, as lealdades cegas, a esperteza, os conchavos, a mistura do público e do privado, o corporativismo, as kafkianas máquinas burocráticas, e a corrupção andam soltas aqui e lá.

Leia mais

13/04/2015 por Carlos Fino

Fascismo e Comunismo – os grandes males do século

Quer os países da anterior esfera de influência soviética, quer a Rússia demonstram assim ter sérias dificuldades em lidar com a própria história. No fundo, pelas mesmas razões – defender o Estado nacional. Melhor seria se todos se desfizessem desses ovos de serpente.

Leia mais

08/04/2015 por Vítor Ramalho

Uma Paz ainda distante

Os recentes atentados terroristas ocorridos na Tunísia, na Turquia, no Iémen e no Quénia, envolvendo assassinatos bárbaros de centenas de cidadãos indefesos, dão-nos conta, face à desumana e cruel frieza com que são praticados, da tragédia a que nos conduzem os fanatismos religiosos.

Leia mais

06/04/2015 por Carlos Fino

Irão: Gulliver manietado

As camadas mais jovens do país (dois terços dos cerca de 80 milhões de iranianos nasceram depois da revolução islâmica de 1979) querem claramente um alívio nos usos e costumes e um abrandamento do clima de sufoco que as sanções só têm contribuído para acentuar.

Leia mais

01/04/2015 por Rosana Tonetti

Relatos Selvagens Made in Brasil

Certa vez, um(a) motorista bloqueou a saída do meu carro ao estacionar em fila dupla. E ainda puxou o freio de mão. Tive ímpetos de exaurir todos os pneus e estepe da execrável criatura. Mas uma amiga, que estava de carona comigo, teve a magnífica ideia de pichar o carro, de um branco total, com batom.

Leia mais

30/03/2015 por Carlos Fino

Uma questão de justiça

Um estudo encomendado pelo ministério das Finanças da Grécia ainda num anterior governo e agora concluído traz novos dados que apontam para a efetiva existência de uma dívida da Alemanha a Atenas no montante aproximado de 11 mil milhões (bilhões) de euros.

Leia mais

27/03/2015 por Carlos Luís Figueira

Da Outra Margem

O que de facto verdadeiramente importa é criar condições políticas para que se confirmem nas urnas e na formação de um futuro governo, uma ruptura com as políticas de austeridade(...) se é claro que para tal seja possível é indispensável contar com o PS, também é claro que tal só será possível se o PS contar para tal com o resto ou parte significativa da esquerda.

Leia mais