Domingo, 25 de Setembro, 2016
18/09/2016 por Carlos Fino

Contra Lula e em defesa de Lula

Politicamente, a questão é saber se Lula tinha alternativa. Concretamente, se teria podido utilizar a enorme popularidade de que então desfrutava para denunciar esses caminhos ínvios e encetar ou pelo menos esboçar um começo de reforma do sistema.

Leia mais

15/09/2016 por Vítor Ramalho

Não há tempo para se perder tempo

O recente apelo que o Senhor Presidente da República fez sobre a necessidade de um pacto para a justiça, no dia da abertura do ano judicial, sendo relevante, é apenas uma pequena parte do problema com que Portugal está confrontado. Os desígnios nacionais são mais vastos.

Leia mais

11/09/2016 por Carlos Fino

Jogos Paraolímpicos – uma lição de humanidade

A alegria, o entusiasmo, o elevado interesse dos media e a grande afluência de público com que o Brasil acolhe os Jogos Paraolímpicos 2016, a decorrer no Rio de Janeiro, são um contributo da maior importância para consagrar definitivamente a competição como grande evento desportivo mundial.

Leia mais

05/09/2016 por Helder Castro

A visita de Costa ao Brasil

As crises – a portuguesa, de que Costa procura libertar-se, e a brasileira, ainda envolta em densas nuvens de imprevisibilidade – poderão abrir janelas de boas oportunidades para Lisboa e Brasília relançarem pontes de cooperação mais profícua.

Leia mais

04/09/2016 por Carlos Fino

E agora, Brasil?

A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Brasil? A célebre auto-reflexão de Drummond em forma de poema talvez se aplique hoje, mais do que nunca, ao próprio país.

Leia mais

31/08/2016 por Alfredo Prado

Não deixa saudades!

Dilma Rousseff deixou definitivamente o Palácio do Planalto.A sua gestão política, ao longo dos últimos cinco anos, não deixa saudades. Poderia ter sido diferente. Durante algum tempo ainda acreditei que o poderia ser. Mas não foi. É uma pena. O Brasil pagou e paga caro o aventureirismo e o populismo verbalista travestido de esquerda.

Leia mais

28/08/2016 por Carlos Fino

Crónica de uma destituição anunciada

Para Dilma, a reeleição acabou assim por transformar-se num vitória pírrica. Mas, para a anterior Oposição, o acesso ao poder por via extra-eleitoral também traz consigo um sabor amargo.

Leia mais