Sexta, 04 de Setembro, 2015
02/09/2015 por Carlos Luís Figueira

Da Outra Margem

(...) É neste quadro que se reclama clareza de propostas de cada formação politica susceptíveis de mobilizar um eleitorado descontente, desconfiado e temeroso com as repercussões que na vida de cada um teve a politica de austeridade que lhe foi imposta, e, portanto, dando pouco crédito à politica e aos políticos.

Leia mais

31/08/2015 por Carlos Fino

Refugiados - problema global de que a Europa não se pode eximir

Contrariamente à ideia muito divulgada de que estamos perante uma "corrente migratória", a verdade é que a grande maioria das pessoas que agora batem às portas da Europa é - segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas - constituída por refugiados.

Leia mais

30/08/2015 por Vítor Ramalho

Pela mudança de políticas

A União Europeia está a passar pelo período mais complexo desde a sua fundação. Grande parte por culpa própria. (...) O que se passa é que a UE sacrificou a visão estratégica que esteve na sua génese ao pragmatismo voraz dos mercados, que ofende princípios e valores, distanciando cada vez mais os cidadãos da política

Leia mais

27/08/2015 por Alfredo Prado

A turma dos pessimistas

A presidente conseguiu - e, obviamente, não o fez sozinha – transformar o Brasil da alegria, da esperança, do otimismo, num Brasil onde, mesmo que temporariamente, o pessimismo se instala. Mas, como diz o povo da minha terra, "não há mal que sempre dure". Os pessimistas de hoje voltarão a ser otimistas amanhã.

Leia mais

23/08/2015 por Jorge Horta

Debates e novelas

Com o país a despedir-se das férias, os portugueses preparam-se para voltar, em Setembro, ao normal ritmo lusitano. Devagar, devagarinho, como quem diz, conformado: "cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas". A má política, essa, não fez intervalo.

Leia mais

16/08/2015 por Alfredo Prado

Luta contra o tempo

Setores significativos da sociedade começam a ver a permanência de Dilma e do PT no poder como obstáculos ao fim das crises.A continuidade da instabilidade política e econômica poderá conduzir à revisão em baixa, pelas agências de notação financeira, do grau de investimento do Brasil. O que teria consequências desastrosas para o país. O Brasil luta contra o tempo.

Leia mais

16/08/2015 por Carlos Fino

Política migratória europeia – um fracasso vergonhoso

Nos anos 70, milhares de jovens portugueses deixaram o país para fugir à repressão do regime de Salazar/Caetano ou evitar as guerras coloniais em África. Foram acolhidos, muitas vezes com apoios, numa série de países europeus onde puderam refazer as suas vidas. Teriam hoje aceitação idêntica, na fortaleza Europa que entretanto se ergueu e se fechou?

Leia mais