Domingo, 26 de Junho, 2016
24/06/2016 por Carlos Fino

O paradoxo da construção europeia

Entre a tentação de concentrar agora mais poder em Bruxelas e o perigo da completa desintegração, com o regresso puro e simples a uma Europa das nações, talvez haja um caminho.Saber encontrá-lo é o desafio que a decisão britânica nos lança a todos.

Leia mais

19/06/2016 por Carlos Fino

O espírito do tempo – reflexões sobre um aniversário

Juntamente com uma centena de ex-colegas de estudo, o presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou a semana passada, na Faculdade de Direito de Lisboa/FDL, os 50 anos do curso de 1966.

Leia mais

15/06/2016 por Vítor Ramalho

As comemorações do Dia de Portugal

(...) "É inquestionável que os europeus estão insatisfeitos com o rumo da política europeia. E por o estarem, é útil termos presente que ou a UE encontra uma saída mais humana e mobilizadora, ou os riscos serão enormes para todos. A importância da concepção humanista e tolerante dos portugueses, como ficou patente, mais uma vez, nas cerimónias evocativas do 10 de Junho, não é uma questão menor neste quadro".

Leia mais

13/06/2016 por Alfredo Prado

Lula e Dilma, a luta pela sobrevivência política

Além da presença no palco improvisado, do discurso inflamado, Lula vislumbra e protesta contra a possibilidade de prisão por crimes comuns. Dotado de aguçado sentido de oportunidade, o líder petista procura criar um cenário de vitimização, de perseguido, perante a eventualidade de ter de se defender na Justiça.

Leia mais

12/06/2016 por Carlos Fino

Reino Unido: e se os ingleses disserem "não"?

À medida que se aproxima a data do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia – 23 de Junho – cresce a inquietação nas principais capitais do velho continente: e se os ingleses disserem "não"?

Leia mais

05/06/2016 por Carlos Fino

América: as vinhas da ira

Hoje, como nos anos 30 do século passado, a superação dos problemas que geram as vinhas da ira depende talvez sobretudo – como já então sugeria o escritor John Steinbeck - da capacidade que os deserdados tenham ou não de se unir para se opor às políticas que os condenam à pobreza e trazem agora no bojo ameaças à própria democracia.

Leia mais

02/06/2016 por Cristiano Araújo *

Uber – a regulamentação é urgente

A história é a maior prova de que as leis nunca conseguiram acompanhar a velocidade das inovações tecnológicas. A discussão da hora, no Distrito Federal, é a tecnologia oferecida pelo aplicativo Uber.

Leia mais