Quarta, 31 de Agosto, 2016
28/08/2016 por Carlos Fino

Crónica de uma destituição anunciada

Para Dilma, a reeleição acabou assim por transformar-se num vitória pírrica. Mas, para a anterior Oposição, o acesso ao poder por via extra-eleitoral também traz consigo um sabor amargo.

Leia mais

25/08/2016 por Alfredo Prado

Um dia (quase) tranquilo

O impeachment de Dilma não irá solucionar os graves problemas com que o Brasil se confronta. Mas, sem ele o futuro imediato será de desastre. Um futuro mais promissor está, julgo eu, estreitamente ligado à luta permanente contra a corrupção e a reformas urgentes dos sistemas político e partidário. Sem elas, afinal, tudo ou quase tudo terá sido em vão.

Leia mais

24/08/2016 por Vítor Ramalho

Reforçar o PS e a governação

Contra ventos e marés o governo tem-se aguentado de forma relativamente consistente o que tem uma dupla leitura. A primeira é a de que o anterior governo de coligação que tanto penalizou os portugueses com políticas de austeridade, que foram muito para além do tolerável, foram e continuam a ser condenadas pelos eleitores. A segunda é que a direita parece não querer perceber ou não percebe mesmo o que sucedeu.

Leia mais

21/08/2016 por Carlos Fino

Golpe de Moscovo - começo do fim da URSS

Os últimos meses tinham sido particularmente agitados. Em Dezembro de 1990, protestando contra a nomeação por Gorbachev de algumas das figuras mais conservadoras do regime, Shevardnadze demitira-se do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, deixando no ar um alerta: "Vem aí uma nova ditadura!".

Leia mais

18/08/2016 por Helder Castro

A vigarice política paga-se caro

Dilma Rousseff tem pela frente a última etapa de um meteórico processo de ascensão e desastre político, que a guindou do quase anonimato nos corredores da burocracia gaúcha para os palácios do poder em Brasília, e, destes, para o possível regresso à capital do Rio Grande do Sul.

Leia mais

09/08/2016 por Carlos Fino

Jogos Olímpicos do Rio - Vitória da Brasilidade

O Brasil está de parabéns. Apesar de todas as dificuldades e problemas de percurso (obras incompletas, suspeitas de corrupção, desabamento de um viaduto com consequências trágicas, queixas das delegações e bastante confusão à chegada...) os Jogos Olímpicos do Rio estão aí, decorrem normalmente e prometem ser um êxito.

Leia mais

06/08/2016 por Carlos Fino

Jogos Olímpicos do Rio - Vitória da Portugalidade?

Ditado por compreensíveis razões históricas e acentuado pelo afastamento recíproco, como dois planetas gémeos que uma vez separados tivessem começado a girar em sistemas solares diferentes (o Brasil em torno dos EUA, Portugal em volta da UE), esse sentimento tende, se nada for feito, a acentuar-se cada vez mais.

Leia mais