Sexta, 09 de Dezembro, 2016
08/12/2016 por Helder Castro

O desafio do sr. senador

O céu em grande parte do Brasil está tormentoso. O tempo está quente, um calor abafante, e quando se supõe que teremos uns dias de descanso, agora que se aproxima o Natal e o Réveillon, surgem de um dia para o outro pequenas tempestades que rapidamente ganham dimensão de grandes procelas.

Leia mais

04/12/2016 por Carlos Fino

Europa – a tentação nacionalista

Potenciada pela vitória de Trump nos Estados Unidos, a onda nacionalista em gestação na Europa há alguns anos tende agora a avolumar-se, ameaçando implodir a arquitetura institucional que foi sendo laboriosamente construída desde o fim da última Grande Guerra.

Leia mais

30/11/2016 por Vítor Ramalho

A navegação à bolina e a estratégica

(...) Daí que me pareça que a navegação tática à bolina, que concedo ter sido necessária até aqui, tenha que dar lugar a uma navegação estratégica que defina o rumo da marcha que, como país, queremos seguir no plano interno e externo. Prudência é o que se recomenda e reforço de desígnios nacionais.

Leia mais

27/11/2016 por Carlos Fino

Na morte de Fidel

No mínimo controverso e sempre superlativo de luz e sombra, Fidel foi inegavelmente um personagem de dimensão histórica – talvez o último grande personagem do século XX, a ponto de se poder porventura afirmar que este só agora, com o seu desaparecimento, verdadeiramente terminou.

Leia mais

25/11/2016 por Rosana Tonetti *

O legado Snowden

O fato é que ele conseguiu abalar as relações fundamentais de diplomacia e a maneira como as pessoas enxergam seus governos. Da escala global para o microterritório digital que cada ser navega nas águas turvas da Internet, dá para ficar, no mínimo, com o mouse atrás da orelha.

Leia mais

21/11/2016 por Carlos Fino

O mundo à deriva

Depois da surpresa e do choque, a incerteza e a inquietação. Em todas as capitais do planeta coloca-se nestes dias uma única questão: para onde vai o mundo com Trump na Casa Branca?

Leia mais

17/11/2016 por Alfredo Prado

Uma turbulência do bem

Se você é dos que pensam que a turbulência política no Brasil é uma página virada, pode desenganar-se. Os acontecimentos dos últimos dias aí estão para mostrar que a queda de Dilma Rousseff e o afastamento do poder do seu partido político não foram um episódio isolado.

Leia mais