Terça, 03 de Maio, 2016
03/05/2016 por Vítor Ramalho

Nos princípios não se cede

Os estatutos da CPLP são um tratado internacional, cujas regras resultam em exclusivo do que delas constam. E o que delas consta é que competia a Portugal, terminado o mandato do atual Secretário Executivo, de nacionalidade Moçambicana, indicar o nome do próximo titular do cargo. Por mais voltas que se deem esta é a realidade. (...) As regras consensualizadas e escritas nos estatutos da CPLP integram princípios. Não é um bom princípio ceder nos princípios.

Leia mais

29/04/2016 por Alfredo Prado

À beira do virar de página

Até lá, talvez os atuais dirigentes do PT percebam - claro que já perceberam - que não foram vítimas de qualquer golpe. São vítimas, sim, dos próprios erros. E são expulsos do poder, constitucionalmente, por força das ruas. Ou os leitores acham que a maioria dos deputados moveriam uma palha se não fosse a revolta nacional, transversal a todas as classes sociais?

Leia mais

25/04/2016 por Carlos Fino

O dilema do mazombo, ou a doença de Nabuco

Em dois anos de vivência nos Estados Unidos, no começo deste século, senti na pele aquilo a que o historiador e diplomata brasileiro Evaldo Cabral de Mello, reflectindo em Um Imenso Portugal sobre a obra de Joaquim Nabuco Minha Formação, designou por "dilema do mazombo".

Leia mais

24/04/2016 por Helder Castro

Lula lá e o chilreio dos passarinhos

É uma pena que um partido que, em vésperas de chegar ao Palácio do Planalto, recolhia o apoio inequívoco da maioria dos brasileiros esteja agora em risco de ter de lutar não já pelo poder - o que não é, julgo, o essencial - mas pela sobrevivência. Isto se for capaz de afastar os responsáveis pelo descalabro.

Leia mais

23/04/2016 por Carlos Fino

Brasil - Um país autofágico?

(A propósito do dia da descoberta do Brasil pela frota de Álvares Cabral). Ao contrário dos norteamericanos, que todos os anos celebram sem complexos e com orgulho o dia de Colombo (12 de Outubro é feriado nos EUA) os brasileiros não celebram nem nunca celebraram o dia da descoberta do país pela frota de Pedro Álvares Cabral.

Leia mais

21/04/2016 por Celina Leão

A senhora Brasília, sempre jovem

Neste aniversário da Capital federal, desejo passar e repassar muitas vezes por todos os seus cantos e observar os desenhos de todos os prédios públicos e residenciais que me encantam. Apreciar a arquitetura de Oscar Niemeyer e o projeto urbanístico de Lúcio Costa, para homenageá-la de perto.

Leia mais

21/04/2016 por Carlos Fino

Brasil em Transe - é golpe ou não é golpe?

O Brasil não deixa de nos surpreender. O enredo do drama político a céu aberto a que vimos assistindo há meses está recheado de episódios espantosos, que vão da caricatura ao grotesco.

Leia mais