Segunda, 22 de Dezembro, 2014
20/12/2014 por Alfredo Prado

Um mandato (que se adivinha) tormentoso

Os supostos crimes agora sob investigação remontam ao passado recente, quando Lula era presidente e Dilma Rousseff ministra de Minas e Energia – a tutela da estatal – e presidente do Conselho de Administração da empresa. O ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e a atual presidente, Maria das Graças Foster, são, ou foram, pessoas de confiança do Palácio do Planalto.

Leia mais

20/12/2014 por Baptista Bastos

Pequena história de Natal

Clodomiro não escrevia à família as misérias por que passava. Deixou de escrever, sempre animado de que o futuro seria melhor. Andou de um país para o outro, em todos sofrendo a animosidade racista e xenófoba daqueles que o olhavam como um intruso.

Leia mais

15/12/2014 por Carlos Fino

Tortura é crime e nada a justifica

O relatório do Senado sobre o programa de detenções e interrogatórios da CIA, divulgado a semana finda em Washington, dá conta de um conjunto de brutalidades contra os detidos verdadeiramente atrozes.

Leia mais

12/12/2014 por Baptista Bastos

Um casal no fim de tarde

Sinto-me muito cansado, mas não é isso que me abala e a faz olhar-me com olhos vigilantes. Ela sabe que tudo isto que nos rodeia, a mentira, o cambalacho, a corrupção, os velhos desprezados, os miúdos na zona da fome, tudo isto acabrunha-me e dói-me.

Leia mais

08/12/2014 por Carlos Fino

Benvindos à paz fria

O degelo leste-oeste que se seguiu à queda do Muro de Berlim há muito que ficou para trás, dando lugar a uma crescente desconfiança que, depois da guerra relâmpago da Rússia com a Geórgia, em 2008, e sobretudo com a crise da Ucrânia, em finais do ano passado, se transformou em hostilidade aberta.

Leia mais

06/12/2014 por Baptista Bastos

Os 90 anos de Mário Soares

Há anos, Manuel Alegre disse-me que Soares e Cunhal eram os dois últimos leopardos da política portuguesa. E acrescentou: "ficam os chacais." É o que se está a ver.

Leia mais

01/12/2014 por Carlos Fino

Papa recorda à Europa lição de Atenas: pés no chão, olhos no céu

Falando, há dias, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o Papa Francisco evocou, para melhor frisar a sua mensagem, um dos mais célebres afrescos de Rafael existentes no Vaticano – a Escola de Atenas.

Leia mais