Sexta, 31 de Outubro, 2014

Exportações portuguesas para Moçambique aumentam 95% no primeiro trimestre

Em 2011, as exportações portuguesas para Moçambique cresceram 44 por cento, para 217 milhões de euros.

Maputo - Maputo - O embaixador de Portugal em Moçambique, Godinho Matos, declarou quarta-feira que as exportações portuguesas para Moçambique registaram um crescimento de 95 por cento no primeiro trimestre de 2012, informa a agência AIM.


“As empresas portuguesas encontram-se bem inseridas na matriz económica moçambicana, com boas perspectivas de crescimento a médio e longo prazo”, disse Matos.

Segundo o jornal “O país”, estas declarações foram expressas durante a sessão de abertura da conferência Tecnologias em Moçambique, organizada pela consultora portuguesa Link Think.

Em 2011, as exportações portuguesas para Moçambique cresceram 44 por cento, para 217 milhões de euros, sendo este o segundo mercado mais relevante entre os países africanos de língua portuguesa, acrescentou a fonte.

Matos destacou a alteração que se verifica na qualidade das exportações portuguesas para Moçambique, referindo que, em 2011, “cerca de 50 por cento do total das vendas” nacionais ao país “tinham alta e média alta intensidade tecnológica”.

O encontro, que decorre até ao dia 25 na capital moçambicana, fez um balanço positivo da presença económica portuguesa no país.

Por sua vez, Pedro Lopes, antigo governante português, disse que as novas tecnologias representam uma oportunidade para Portugal reerguer a sua economia no mercado moçambicano.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Comentário: