Domingo, 26 de Março, 2017

Novo presidente do banco estatal português é aprovado pelo Banco Central Europeu

António Domingues foi aprovado pelo supervisor bancário europeu, mas vários nomes que o Governo português tinha proposto para a administração da Caixa Geral de Depósitos foram rejeitados, por acumularem funções noutras entidades.

Lisboa - O Banco Central Europeu (BCE) aprovou a nomeação de António Domingues para a presidência da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas exigiu que o gestor apenas acumule a presidência executiva com a não executiva num período máximo de seis meses, após o qual o Governo português terá de encontrar um outro presidente não executivo para o banco estatal.

De acordo com o Ministério das Finanças, o supervisor financeiro europeu aprovou o novo modelo de governo da CGD, que passará a ter 11 administradores, sendo sete executivos e quatro não executivos.

O Governo português tinha proposto um conselho de administração maior, com 19 elementos, mas o BCE discordou, reprovando oito dos nomes apresentados pelo Executivo luso, nomeadamente por acumularem funções noutras entidades. Entre os nomes "vetados" pelo BCE está Leonor Beleza, antiga ministra que é hoje presidente da Fundação Champalimaud. Ângelo Paupério, presidente executivo da Sonae, também não foi aprovado.

Segundo escreve o "Jornal de Negócios", há ainda três novos administradores do banco estatal português que serão obrigados a fazer nos próximos seis meses cursos específicos na área financeira, na prestigiada escola de gestão INSEAD. João Tudela Martins, Paulo Rodrigues da Silva e Pedro Leitão são os executivos da CGD que terão de passar por essa formação específica.

António Domingues, que sucederá a José de Matos na liderança da CGD, vem do banco BPI, onde era um dos mais importantes administradores. Para aceitar o convite para liderar o banco público, António Domingues terá exigido ao Governo garantias de que o Estado realizaria um significativo aumento de capital na CGD para acomodar as necessidades do banco para os próximos anos. O plano incluirá também uma vertente de redução de pessoal.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Comentário: